Aikikai de Portugal
A Associação Desportiva Aikikai de Portugal, adotando a sigla “AKP”, foi constituída a 20 de Setembro de 1983 no 20º Cartório de Lisboa (Diário da Republica III Série, de 20 de Outubro).
A sigla “AKP” foi composta por três letras retiradas das quatro palavras do nome:
“A” referente à palavra AIKIDO;
“K” referente à palavra AIKI KAI, Casa – Mãe do Aikido; e
“P” referente à palavra PORTUGAL.
O principal objeto da criação da AKP foi a difusão do Aikido Aikikai em Portugal, dentro do mais rigoroso espírito do Aikido e conforme vinha sendo difundido pela AIKIKAI FOUNDATION de Tóquio, através do seu Delegado Oficial na Europa.
A vertente técnica sempre esteve a cargo do técnico Luís Antunes, aluno direto do Grande Mestre Nobuyoshi Tamura, 8º Dan e Delegado Oficial da AIKIKAI FOUNDATION para a Europa e África.
A aceitação do Mestre N. Tamura como nosso Shihan responsável impõe desde sempre a organização de um estágio internacional por ano em Portugal.
Em 1984 a AKP foi aceite como Associação difusora do Aikido Aikikai pela CDAM, Comissão Diretiva de Artes Marciais, instituição que tutelava as artes marciais no país.
Nos anos subsequentes procedeu-se à expansão e regionalização do Aikido – Aikikai ao nível nacional, tornando-se cada vez mais necessário a criação de uma federação.
Em finais de 1989 iniciou-se a preparação para a criação da Federação Portuguesa de Aikido – Aikikai.
Em Setembro de 1990 os 6 membros coletivos associados da AKP, mais antigos, fundam a Federação Portuguesa de Aikido – Aikikai.
Em Janeiro de 1991 a AKP suspendeu a sua atividade e doou todos os seus bens e recursos financeiros à Federação Portuguesa, para que esta ponha em marcha a sua candidatura à obtenção de Utilidade Pública Desportiva, que viria a conseguir em 1993.
A “AKP” é uma Associação com um quadro de técnicos portugueses com autonomia para atribuir graduações Internacionais AIKIKAI, sem que seja necessária a presença de técnicos estrangeiros, tendo uma atividade técnica estruturada conforme o Regulamento da AIKIKAI o exige.
A “AKP”, instituição, funciona presentemente sob a égide direta da AIKIKAI FOUNDATION, cumprindo as suas superiores orientações, garantindo contudo, os princípios da liberdade, democraticidade e representatividade.